Gabela (imposto) - definitie. Wat is Gabela (imposto)
Diclib.com
Woordenboek ChatGPT
Voer een woord of zin in in een taal naar keuze 👆
Taal:

Vertaling en analyse van woorden door kunstmatige intelligentie ChatGPT

Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:

  • hoe het woord wordt gebruikt
  • gebruiksfrequentie
  • het wordt vaker gebruikt in mondelinge of schriftelijke toespraken
  • opties voor woordvertaling
  • Gebruiksvoorbeelden (meerdere zinnen met vertaling)
  • etymologie

Wat (wie) is Gabela (imposto) - definitie


Gabela (imposto)         
Gabela () foi um imposto muito impopular sobre o sal estabelecido na França em meados do século XIV e que durou, com breves lapsos e revisões, até 1946. O termo gabelle é derivado do italiano gabella (um dever), originário da palavra árabe (, "ele recebeu").
Imposto Especial de Consumo         
Os impostos especiais sobre o consumo estão previstos no Código dos Impostos Especiais Sobre o Consumo e incluem a tributação do álcool e bebidas alcoólicas, do tabaco e dos produtos petrolíferos e energéticos.
Imposto do selo         
O imposto de selo é o imposto mais antigo do sistema fiscal português, tendo sido criado por alvará de 24 de dezembro de 1660. Incide sobre todos os atos, contratos, documentos, títulos, livros, papéis, e outros factos previstos na tabela geral, incluindo as transmissões gratuitas de bens.

Wikipedia

Gabela (imposto)

Gabela (em francês: gabelle) foi um imposto muito impopular sobre o sal estabelecido na França em meados do século XIV e que durou, com breves lapsos e revisões, até 1946. O termo gabelle é derivado do italiano gabella (um dever), originário da palavra árabe قَبِلَ (qabila, "ele recebeu").[carece de fontes?]

Na França, a gabela era originalmente um imposto indireto aplicado a commodities agrícolas e industriais, como lençóis, trigo, especiarias e vinho. No entanto, a partir do século XIV, a gabela era limitada e referia-se apenas à tributação do sal da coroa francesa.[carece de fontes?]

Como o imposto afetava todos os cidadãos franceses (para uso na culinária, na conservação de alimentos, na fabricação de queijos e na criação de gado) e propagou disparidades regionais extremas nos preços do sal, a gabela permaneceu como uma das formas mais odiadas e grosseiramente desiguais de geração de receita na história do país. Revogada em 1790 pela Assembleia Nacional no meio da Revolução Francesa, foi posteriormente restabelecida por Napoleão Bonaparte em 1806. Foi brevemente encerrada e restabelecida novamente durante a Segunda República Francesa e finalmente abolida em 1945 após a libertação da França da Alemanha nazista.